PROJETOS DE EXTENSÃO

(em andamento)



1. Cultura Corporal em Debate



Descrição: De forma principal, este projeto de extensão tem por objetivo contribuir na formação inicial e continuada dos/das professores/as de Educação Física, bem como daqueles/as que atuam nesta disciplina nas redes de ensino e/ou que trabalham com os elementos da cultura corporal na região. Basicamente, a metodologia organizar-se-á com a realização de palestras e debates em torno de temáticas no âmbito da formação e/ou atuação profissional na área da Educação e Educação Física. Como resultados principais indicamos a promoção de debates que ampliem e/ou contribuam com a formação para além das atividades curriculares obrigatórias. Destacamos, com esta atividade, a possibilidade de oferecer subsídios teóricos para os estudos desenvolvidos no CFP/UFRB, a fim de contribuir com o desenvolvimento da Educação Física na região..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) .
Integrantes: Teixeira, David Romão - Integrante / José Arlen Beltrão de Matos - Integrante / Fernanda Almeida Ferreira - Integrante / Juliana Britto dos Santos - Integrante / Andréa Tânia Souza dos Santos - Integrante / Letícia Araújo de Oliveira - Integrante / Núbia dos Santos Lisboa - Integrante / Thiago Antonio Félix Munekata - Integrante / Maílson Kleber Silva dos Santos - Integrante / Lorena Benevides Ramos - Integrante / Emanoela Sena dos Santos - Integrante / Jéssica Maiana Ribeiro dos Santos - Integrante / Hallana Ferreira Gibaut - Integrante / Priscila Gomes Dornelles - Coordenadora.


2. Ginástica Alegria na Escola: realidade e possibilidades da Ginástica Escolar na cidade de Amargosa/BA



Descrição: Partindo das atividades do componente curricular Ginástica Escolar/CFP/UFRB, este estudo pretende desenvolver a pesquisa e a extensão, no intuito de articular essas esferas em todos os momentos, envolvendo os discentes no contato com as demandas da escola pública. Este estudo tem como objetivo investigar o trato do conhecimento da ginástica nas escolas públicas do município de Amargosa BA no intuito de desenvolver, a partir dos dados da realidade e orientada por uma crítica dessa realidade, uma prática pedagógica da ginástica que possibilite superar problemas no campo educacional. Para atingir esse objetivo utilizaremos os métodos próprios da pesquisa social: entrevistas, relatórios de campo, registros fotográficos. Desenvolveremos também atividades regulares de iniciação a ginástica junto aos escolares das instituições investigadas, com a colaboração dos estudantes da graduação envolvidos com a prática de ensino da ginástica. Como resultados esperados num primeiro momento, apontamos para um diagnóstico do desenvolvimento da ginástica nas escolas públicas do município de Amargosa Bahia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa/Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Cristina Souza Paraíso - Integrante / Amália Catharina Santos Cruz - Integrante / Celi N. Zulke Taffarel - Integrante / Fernanda Braga Magalhães Dias - Integrante / José Arlen Beltrão de Matos - Integrante / Micheli Ortega Escobar - Integrante / Roseane Soares Almeida - Integrante / David Romão Teixeira - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Bolsa.


3. Futsal Feminino em Amargosa/BA: rompendo fronteiras de gênero



Descrição: O Projeto de Extensão Futsal Feminino em Amargosa/BA: rompendo fronteiras de gênero tem como objetivo geral promover a prática do futsal feminino para estudantes da rede pública de ensino e para as integrantes da comunidade acadêmica universitária da cidade de Amargosa/BA. Para tanto, serão organizados grupos de trabalho nas instituições parceiras para o ensino desta modalidade esportiva conjuntamente com estudantes-monitores/as do curso de Licenciatura em Educação Física tendo em vista a prática qualificada e a vivência de um esporte tradicionalmente associado ao universo masculino. O público alvo deste projeto são estudantes de uma escola municipal, de uma escola estadual e a comunidade acadêmica feminina do CFP/UFRB. O projeto será desenvolvido a partir de uma perspectiva recreativa e cooperativa do ensino do futsal, bem como será atravessado pelas dimensões do cotidiano que podem se constituir como elementos para leitura crítica das relações sociais de gênero na sociedade brasileira e amargosense. Com a realização deste projeto espera-se: contribuir para a construção da identidade docente dos/das estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física; colaborar com a formação de grupos femininos de lazer ligados à prática do futsal na cidade de Amargosa/BA; articular ensino, pesquisa e extensão com a elaboração de artigos sobre a experiência e sobre os temas deste projeto (como cultura corporal, futsal/futebol feminino e gênero); estreitar a relação deste projeto com os componentes curriculares do curso de Licenciatura em Educação Física; e, por fim, contribuir na construção de uma sociedade, efetivamente, respeitosa com relação às diferenças de gênero.



PROJETOS DE EXTENSÃO (concluídos)


I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DO VALE DO JIQUIRIÇÁ-BA e I SEMINÁRIO FUNDAMENTOS PARA CONSTRUÇÃO DE UM REFERENCIAL CURRICULAR BÁSICO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DA BAHIA – DIREC 29


Descrição: Estes seminários estão articulados com as atividades desenvolvidas pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia referentes a construção de um referencial curricular básico para a disciplina de Educação Física nesta rede de ensino. Estas atividades também se articulam com alguns projetos de pesquisa desenvolvidos no Centro de Formação de Professores (CFP) desta universidade, a saber, “Condições objetivas do desenvolvimento da Educação Física escolar na cidade de Amargosa”, sob a coordenação do Prof. José Arlen Beltrão de Matos e “Ginástica Alegria na Escola: realidade e possibilidades da ginástica escolar na cidade de Amargosa – BA”, sob a coordenação do Prof. David Romão Teixeira. De forma principal, estas atividades de extensão têm por objetivo contribuir na formação dos professores/as de Educação Física ou daqueles/as que atuam nesta disciplina na referida rede de ensino, bem como, auxiliar na construção de uma proposta da Diretoria Regional de Educação nº 29 da Secretaria Estadual de Educação da Bahia (DIREC 29/SEC-BA) como contribuição na organização do referencial curricular para a Educação Física da rede estadual de ensino da Bahia. Basicamente, a metodologia organizar-se-á com a realização de palestras, grupos de trabalho e oficinas temáticas. E ao fim do Seminário, espera-se como resultado, a construção de uma carta que represente as demandas, as contribuições e reflexões sobre a Educação Física escolar no Vale do Jiquiriçá-BA.


I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: PROPOSIÇÕES PARA O VALE DO JIQUIRIÇÁ-BA

Descrição: Este curso tem sua proposta articulada ao projeto político de atuação do Grupo GEPEFE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Formação de Professores e Educação Física) no âmbito da formação inicial e continuada de professores/as em Educação Física na região do Vale do Jiquiriçá e Recôncavo Baiano. Nesse sentido, esta atividade dá continuidade à proposta do I Seminário de Formação Continuada em Educação Física: proposições para o Vale do Jiquiriçá-BA e destina-se ao público docente da região - cursistas deste  seminário. Este curso destina-se a este público por sua estreita articulação, também, com as pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Formação de Professores e Educação Física - GEPEFE/UFRB, especificamente aos projetos de pesquisa: “Condições objetivas do desenvolvimento da Educação Física escolar na cidade de Amargosa”, sob a coordenação do Prof. José Arlen Beltrão de Matos, “Ginástica Alegria na Escola: realidade e possibilidades da ginástica escolar na cidade de Amargosa – BA”, sob a coordenação do Prof. David Romão Teixeira, e “Gênero e Sexualidade na Educação Física escolar: notas sobre o Vale do Jiquiriçá-BA”, sob a coordenação da Prof.ª. Priscila Gomes Dornelles. De forma principal, esta atividade de extensão tem por objetivo contribuir na formação dos professores/as de Educação Física ou daqueles/as que atuam nesta disciplina nas escolas da referida região. Nesse sentido, seu foco principal circunscrever-se-á às discussões no âmbito da metodologia de ensino da Educação Física, bem como perpassará temas pouco abordados no espaço escolar e que são de interesse dos projetos de pesquisa supracitados. Basicamente, a metodologia organizar-se-á com a realização de grupos de discussão, palestras, debates e oficinas temáticas. Como resultado principal indicamos a promoção de um espaço de discussão que amplie e/ou contribua com a formação continuada docente em Educação Física na região, bem como ofereça subsídios teóricos/empíricos para os estudos desenvolvidos no CFP/UFRB e para a formação inicial em Educação Física deste centro.

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